sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A Teia

Naquele momento, Vila Nova percebeu que o cruzeiro não era, apenas, um simples passeio romântico. Se alguém sabia de toda a história sórdida em que se envolvera é porque havia uma boa razão para ele estar ali.

Se o Dom Juan disfarçado não tivesse feito menção ao seu segredo, certamente acreditaria que a invasão ao seu quarto e os tiros que o mesmo dissera ouvir não passavam de criação de uma mente embriagada.

O jornalista deixou Lukas ir embora, dizendo que cumpriria as tais regras. Ao fechar a porta, ficou pensando em tudo que estava acontecendo. O encontro inesperado com Lúcia, o jogo de sedução, o convite. Lembrou-se de um professor que dizia que, na vida, não existe caso fortuito.

Pelo visto, ele era peça de um jogo. Enquanto não descobrisse o objetivo, não poderia deixar de jogar. Tirou o saco plástico transparente que envolvia sua fantasia, quando notou um envelope, que se desprendeu da roupa. No interior, um relatório contendo seus dados, um resumo daquilo que usariam para chantageá-lo e, como predissera Lukas, a pedido de Isadora, as tais regras que deveriam ser seguidas. Ao final, um recado:

Não se sinta preterido, mas nada de laptop, celular ou pager para você. Para nos comunicarmos, usaremos a boa e velha escrita.

Sem condições para discutir ou desobedecer às regras, Vila Nova guardou o envelope, vestiu sua fantasia e seguiu para o baile. Talvez Lúcia pudesse ser um pouco mais clara. Entrou no salão, no exato instante em que Isadora se desculpava por alguns tiros de festim e fogos de artifício, programados para determinada hora e que, por uma falha no sistema, foram disparados antes do previsto. Pelo que entendeu, o fato havia causado certo pânico entre os passageiros.

O jornalista teve ímpeto de interrogar a loira, tentar descobrir o que queriam dele, mas lembrou-se da regra número 01: Nada de perguntas, nada de contato. Resolveu, então, procurar Lúcia. Imaginou que, por mero sarcasmo, tivessem lhe dado uma fantasia de Dulcinéia, o ideal dos sonhos de Dom Quixote. Rodou o salão, mas não a encontrou. Dirigiu-se ao bar, de onde poderia ter uma visão mais privilegiada do local e, passado alguns minutos, quando estava decidido a sair, alguém se aproximou, fantasiado de Sancho Pança, a personagem que significa a própria razão, na obra de Cervantes.

- Procurando Dulcinéia? Não se recorda que ela não aparece no livro? Trata-se, apenas, de um devaneio de Dom Quixote, meu caro. Disse o homem.

- Então, Lúcia não está aqui?

- Desista de achá-la. É só o que posso dizer, no momento. No mais, aproveite a festa, amanhã é um outro dia.

Sancho Pança se retirou, deixando Dom Quixote com seus pensamentos.

“Posso não ter laptop, nem celular, nem mesmo um pager, mas os ventos que movem as pás desse moinho mudam de direção...”

Decidido a achar algumas respostas, Vila Nova se misturou aos demais convidados. Possuía memória fotográfica, por isso, registrou alguns fatos interessantes que aconteceram naquela noite. Não bebeu. Precisava de toda lucidez para trabalhar, usando apenas os recursos que tinha em mãos.

A certa altura da madrugada, Isadora se aproximou do jornalista. Havia muitas pessoas ao redor. Se alguém os observava de um lugar qualquer, certamente não conseguiria vê-los com clareza. Rapidamente, a loira entregou-lhe um bilhete e se afastou.

Não se preocupe, tudo dará certo. Confie em mim. Alguém aqui gosta de você e me pediu para ajudá-lo. Não posso revelar o nome. Destrua esse bilhete, para sua segurança.

Vila Nova guardou o papel. Não estava com sono, mas achou que era melhor voltar para o quarto. Assim que entrou em sua cabine, encontrou outro bilhete, afixado num espelho.

Siga a instrução: Amanhã, ainda pela manhã, fará parte de uma reunião com mais alguns passageiros. Já sabemos que você conhece uma dessas pessoas, apesar dos anos que não se falam. Se a reconhecer, finja que nunca a viu. A vida dessa pessoa está em suas mãos. Aja como o jornalista que deseja descobrir um grande furo de reportagem. Não é o que deseja para sua carreira? Nessa teia, cada um assumirá um papel. Desempenhe corretamente o seu.

- Decididamente, preciso virar esse jogo! Disse para si mesmo. Cláudio tirou a fantasia de Dom Quixote, deitou-se na cama e foi tentar encaixar as peças daquele quebra-cabeça. Pensou em rasgar o bilhete de Isadora, mas desistiu da idéia. Novamente, pegou o livro sobre o criado-mudo. Na página 213, havia um criptograma feito com as próprias letras da obra, destacado à caneta.

- Será que isso é para mim? O que estão querendo me dizer? Quem está querendo me proteger, afinal? ... Mas que coisa surreal. Quase inacreditável! ... Bem sugestiva a fantasia de Dom Quixote. Será um gigante essa história ou tudo isso não passa de um moinho de vento?

E, lembrando-se do que estava no último bilhete, voltou a dizer para si mesmo:

- “Nessa teia, cada um assumirá o seu papel”... Mas que raios de teia é essa?

14 comentários:

Aleph disse...

Brilhante como sempre, Matt! A Teia está montada, emaranhada, e agora temos Vila Nova muito astuto, não bebendo, atento aos fatos.. Mas quem mais o conhece? Será que conhece todos? Será o mandante? A Teia esta em suspense crescente!
Ah! Eu tb não recebo um só tostão da Piruí, viu, Leco?

Anônimo disse...

Um post cultural, inclusive, cheio de menções à obra de Cervantes!
Dá-lhe Matt!!!
Meu advogado preferido (e olha que eu odeio advogados!).


Matt, como vc pôde ficar tanto tempo sem escrever, seu mané?

O detalhe é o senhor fugindo pela tangente e voltando no tempo pra contar a história do Vila Nova na festa, sem sequer dar continuidade à reunião, rs...

ALGUÉM tem de fazer isso, rs...

Abraço, meus caros!

Anônimo disse...

Ai, ai ai e ai!

Como esse Claudio se saiu bem...não bebeu (o que foi muito esperto de sua parte), prestou atenção em tudo e em todos ( coisa de jornalista)

E a Isadora, de que lado está afinal? Entregou um bilhete pro Vila Nova, um bilhete de alguém que quer o bem dele...

Só acho que ele deveria ter queimado o bilhete, jogado ao mar...qualquer coisa pra destrui-lo, alguém do outro lado pode acha-lo e acabar com sua proteção.

Sabe o que estava pensando aqui?
Já que a Isadora disse que os tiros foram de festim, o casal pode não ter morrido e ainda podem ser os mandantes de toda essa teia.

Quanto na reunião, teremos que esperar os próximos capitulos semana que vem.

Matt, adorei!!!!
Bom final de semana a todos. Bjs

Anônimo disse...

Acharam que eu ia dar continuidade ao encontro? Como já diria um tio: "le re le le!!!" Hehehe

Aleph, até que tento, mas sem confete, vamos combinar, quem é o pai do suspense é você!! A Mansão é prova disso. E aqui não está sendo diferente. Ah, gostei muito das idéias da "conversa".

Sônia, também quero saber de uma coisa. Isadora está mesmo a favor de Vila Nova ou tudo não faz parte de um plano para iludi-lo?

Agora, que história sórdida é essa que se até o Fred, poodle da tia Loretta, souber ficará decepcinado?

Como já diria a outra do programa da TV, "chupa essa manga!"

Abraços a todos,

Mateus

Anônimo disse...

Acredita que quando eu escrevia meu post, eu pensava nisso?
Gente, até o Fred, o poodle, vai ficar decepcionado com o Vila Nova, ha ha ha ha ha

Vou te falar, heim?
O cara deve ter algo beeeeem obscuro!!!

Gente!
SAUDADE DO LUI VITTOR!!!!!

rs...

Anônimo disse...

Só avisando que eu vou processar toda a Máfia se o Fred se decepcionar por alguma coisa, viram??? Humpf! enfim!
Gente, vcs vão me achar a maior puxa-saco, mas pra mim, até agora, esse foi o post mais eletrizante de todos. Adorei a ironia da fantasia do Claudio... rs.
Mas só pra constar: alguém vai se preocupar em resolver a suposta morte da Soninha e do paulo? Até agora num vejo ninguém falando nisso, tomando providências, bando de povo egoísta que só pensa nos próprios problemas, vôte!!!!! :-P Ou, peraí, será que esses dois não são os cabeções por trás dessa enrascada toda?????
Cruz-credo! Bjos, né?
PS.: quanto à Piruí, até hoje eu tenho uma suspeita, bem feminina (se vcs prestarem bem atenção, a Piruí tem mó carinha de mulher... rs.)

Anônimo disse...

Pérola, sou da opinião que os corpos de Sônia e Paulo estão guardados no frigorífico do navio. Veja bem, até agora ninguém falou sobre a cozinha do lugar...Hehehehe

Anônimo disse...

Matt,

Arrebentou no seu post...brilhante sua idéia como já disse o Leco de colocar até a estória de Dom Quixote...adorei!
Agora quero ver como vou me sair...tô até com medo...Quem será a pessoa que ele conhece??/
Acho qeu é a Rachel...rs
Ela conhece todo mundo..rs
Beijos

Anônimo disse...

Rachel, será? Pode ser qualquer um. Quem vai saber? Sem contar que ele terá que agir como se não conhecesse essa pessoa. A vida dela está em suas mãos.

Façam suas apostas!! Rsss

Anônimo disse...

Povo querido meu,

Nossa, detesto minha correria... detesto ficar longe de vocês, da teia...

E tudo aqui pegando fogo...

Tenho um baile hoje pra entrega de um prêmio ( Notável do ano em Educação Infantil... mulher poderosa...risos) e a semana ficou pequena pra tanto trabalho e compromissos... mas AMEI tudo por aqui... só não sei que rumo dar para Rachel... mas como nunca sei mesmo, está tudo bem, né?

Não tive tempo de ler os quatrocentos e-mails da lista, mas prometo me atualizar no fim de semana!

Bjos Karinhosos meus!

Anônimo disse...

Matt,

Acho que os corpos não estão no frigorífico, eles estão é arquitetando essa teia toda com a ajuda da voz eletrônica, o stranger.
Quanto a Isadora, sei não...ela me parece do bem, vai ver estava precisando ganhar uma grana e aceitou o trabalho ou então ela está fingindo q é má pro patrão mas na verdade que é sacanear ele.

Já encomendei as unhas de silicone pra passar o final de semana a espera do próximo post rsrsrsrs

Moça PODEROSA, premio? Não falou nada...PARABÉSN EDUCADORA!!!!!
Você faz por onde pra merecer.

Bjs

Anônimo disse...

Parabéns Ka, você já tem o meu prêmio...........o de amiga querida.


E agora? Quem é quem nessa teia?

Shumy disse...

jornalista é tudo igual,...mesmo sem o laptop e celular, poderá ter o furo de reportagem!
Matt, adorei o enredo...muitas vezes deixamos de aproveitar as oportunidades e failidades, que o mundo tecnologico nos dá, para conhecer um pouco mais de cultura. Parabéns!

Kazinha,...o prêmio é mais do que merecido, mãe, educadora, amiga, mulher poderosa é pouco!

Beijus máfia

PS: Eu acho que a Sonia e o Paulo, estão em alguma cabine de luxo, curtindo uma bela hidro, com direito a champanhe e taça de morangos....rs

Anônimo disse...

Pessoas lindas do meu coração,

O baile foi lindo, com direito à valsa, vestido longo, placa de homenagem e tudo mais!
É claro que fiquei feliz em receber o reconhecimento do meu trabalho, mas um segredinho só nosso: Osmar fez uma falta danada quando voltei dirigindo e percebi que não tinha ninguém em casa pra compartilhar comigo... (Jr voltou do baile dormindo) Bom, a vida segue, né? E eu tenho vocês, meus amigos e amigas de verdade que sempre estão comigo de um jeito ou de outro!

Obrigada pelo Karinho!

Ótima semana a todos!

Esperando ansiosa o post da Alê que promete!

Beijo Karinhoso,