terça-feira, 23 de outubro de 2007

A Cartada

Vila Nova concordou prontamente em procurar Rachel, seguindo por um caminho até então inexplorado pelo grupo. De repente, ele se viu em um corredor com cabines que se assemelhavam a salas de reuniões, outras que mais pareciam adaptadas para sessões de cinema. O jornalista andou mais alguns metros até que o corredor se bifurcou. Decidiu seguir pelo lado esquerdo e acabou descobrindo algo curioso. Findo o corredor, resolveu voltar, desta vez, seguindo pelo lado direito. Ouviu um barulho de porta se batendo. Tudo foi muito rápido, mas a tempo de localizar de onde viera o ruído.

A porta não estava trancada. Assim, Vila Nova, sem temer o que ou quem poderia estar do outro lado, bateu a mão na maçaneta, entrando na cabine. Tomou um grande susto, ficando surpreso em ver aquela pessoa ali.

- Lúcia?
- Ora, ora!... Meu ex-namorado preferido.
Disse a mulher, com um sorriso extremamente cínico.
- Então, você está mesmo metida nos planos do Aranha! Exclamou o jornalista, ainda espantado.
- Aranha? Não entendi.
- É assim que nós sete temos tratado o responsável por essa loucura.
- Loucura? Eu diria que vocês podem chamar de plano megalomaníaco de vingança. Por isso, Justiceiro seria um adjetivo muito mais preciso que Aranha.
- Então, tudo, realmente, não passa de uma vingança?
- Perfeitamente. Eu, por exemplo, te convidei para o cruzeiro porque quis me vingar de você, querido.
- Se vingar de mim? O que foi que te fiz tão grave para merecer isso?
- Você arruinou minha família. Eu descobri tudo, seu calhorda!
- Como arruinei? Logo, a ficha caiu. - Não, não pode ser verdade...Você é...
- Sim, sou eu. Dei um jeito de encaixar minha vingança nos planos do... Como é mesmo o nome que vocês deram para ele? ... Ah, sim. Aranha!
- Louca. Desequilibrada.
Vila Nova ia continuar a insultar a ex-namorada, quando ela o cortou, dizendo:
- Melhor você voltar para os outros. E se quiser se manter vivo, não comente nada sobre a minha presença aqui. Uriel dará um jeito de calar a tonta da Rachel. Viu? Até rimou! A metida à esperta me viu, ao sair do quarto dele. Agora, vá. Não tenho mais tempo para perder com você. Eu te ligo dando notícias... Ah, me esqueci! Recolheram seu celular, não foi? Disse Lúcia, soltando uma gargalhada.

Nesse exato momento, a ex-namorada do jornalista acabara de lhe dar uma idéia. Precisaria aparentar frieza, para que desse certo. Desta forma, estampando no rosto o mesmo cinismo com que fora recebido, ele falou:

- Não tão depressa, meu bem. Já que você está envolvida nisso até o pescoço, tenho um recado para o seu amigo Aranha.
- Recado. E você lá está em condições de mandar recado?
- Você verá que estou... Lembra-se de Ataulfo Andrade, do Jornal O Campeão? Vocês foram apresentados um ao outro, na festa da premiação dos melhores jornalistas, promovida há três anos. Ele foi meu professor na faculdade e acabou virando um mentor e um grande amigo.
- Sim, me lembro perfeitamente. Ele ganhou um prêmio pelas reportagens sobre um alemão envolvido em tráfico de mulheres para o exterior.

- Exatamente. Hans Schutz, esse era o nome do alemão. O caso ficou conhecido por “Mansão Schutz”. A história virou livro, inclusive. Se não me engano, escrito por um dos moradores do lugar.
- O que tem o jornalista?
- Pois bem.
Disse Vila Nova, tentando manter frieza nas palavras. – Antes de entregar meu celular para um dos empregados do navio, foi para Professor Andrade que eu liguei. Certa vez, ele me garantiu que, se um dia, eu precisasse de trabalho, não hesitasse em procurá-lo.
- Vá direto ao assunto, por favor. Cortou Lúcia novamente.
- Eu pedi essa ajuda. Disse que estava a procura de trabalho, quando me lembrei da sua promessa. Marcamos de nos encontrar dentro de alguns dias, quando ele retornasse de viagem.
- E daí?
- E daí que eu mencionei que estava subindo a bordo de um cruzeiro, cujo convite havia sido feito por uma ex-namorada. Falei o seu nome, até te descrevi, para ver se ele se lembrava. E não é que ele se lembrou, meu bem? Ele tem uma memória fotográfica!
- E é com isso que você pensa em nos ameaçar? Não me faça rir, Cláudio
.

Era chegada a hora de Vila Nova dar a cartada final do seu plano. Desta forma, respirou fundo e continuou:

- Lúcia, Lúcia! Você é uma mulher esperta! Veja só: Eu ligo, praticamente, implorando por trabalho. Digo que aceitei embarcar num cruzeiro, convidado por uma ex-namorada. Falo o nome dela e até a descrevo. Aí, a pessoa consegue se lembrar de quem eu estou falando... Ora, se eu não aparecer no encontro que marcamos, não acha que Andrade vai considerar o meu bolo, no mínimo, estranho? Ah, sem contar que eu mencionei algumas ameaças que sofri, nos últimos dias. Vai que ele resolve investigar meu sumiço, começando por você? Quem procura, acha!

Desta vez foi a mulher que se assustou. Recuperada, fez uma cara de quem não tinha muita escolha. Poderia ser um blefe. Sabia que Vila Nova, como jornalista, blefava em situações como aquela, mas também poderia ser verdade. E se um jornalista do porte de Ataulfo Andrade se metesse a investigar o sumiço do seu aluno e amigo, era capaz de promover um estrago nos planos do responsável pelo cruzeiro.

- Imaginando que o Aranha, segundo vocês o denominam, acredite nessa história. Sabe perfeitamente que isso não será capaz de tirá-lo daqui, não sabe?
- Sei, claro que sei. Só estou tentando zelar pela minha vida. Preciso voltar intacto à terra firme, minha querida. Ah! E já que tenho que chegar vivo e no dia certo para não levantar suspeitas, acabo de revogar a ordem que me proibia de falar com Uriel. Vou conversar com ele quantas vezes eu quiser.
- Acha que há amadores por trás disso? Falou Lúcia em tom ameaçador.
-Não. Vocês são capazes de tudo. Eu sei...Mas acabemos com essa conversa. Dê o meu recado ao Aranha. Voltamos a nos falar depois. Por bilhetes mesmo, já que não estou com meu celular. Disse Vila Nova, fingindo rir.

O jornalista deu as costas para a ex-namorada, saindo do quarto, fechando a porta. Se aquela cabine também fosse vigiada por câmeras ocultas, sua cartada já seria do conhecimento do mentor do cruzeiro.

Saiu apressado. Queria encontrar Rachel, contar-lhe do seu encontro com Lúcia. Seguiu para o deck inferior, mas, àquela hora, não encontrou quem quer que fosse. Depois de muito procurar, resolveu voltar para o seu quarto. Tencionava fingir tranqüilidade, como quem está com as rédeas não mão, ou parte delas, pelo menos. Certamente, lá seria filmado pelas câmeras.

Ao abrir a porta da sua cabine, tomou um grande susto. Havia uma pessoa caída no chão, ao lado da sua cama. O jornalista aproximou-se, verificando-lhe os pulsos e os batimentos cardíacos. De fato, não havia amadores naquele navio. Aquela pessoa que fora largada em seu quarto estava morta. Sobre o seu corpo, um bilhete, que dizia:

Acha mesmo que pode dar as cartas, neste jogo?

26 comentários:

Anônimo disse...

Ataulfo Andrade!!!!
Um velho conhecido meu!
Ele me tirou de cada fria no passado, nos tempos da Mansão!
Que bom revê-lo (ou relê-lo, rs..).

Matt, Matt!
Quando me pediu pra usar o Ataulfo, não sabia que vc já tinha a história do Vila Nova toda armada!
Vc é um gênio!!!

Adorei o post, MUITO!
Aliás, vou confessar: VN é um dos meus personagens preferidos aqui, he he he

E quem será que morreu?
Com direito a bilhete e tudo?

AGUARDE ATÉ AMANHÃ E SABERÃO...

he he he he

Ah, pra quem tá perdido: Matt e eu trocamos de dia de postar, rs...

Até

Anônimo disse...

Teu,

Esse Vila Nova é meio metidinho, mesmo, né não????

Olha só o cara... meu... todo cheio de si em cima da ex-namorada ( que não parece flor que se cheire)... e ainda por cima ressuscita Ataúfo Andrade e a Mansão Schuz??? risos... Com autorização de quem ele cita nossa novela preferida, hein?

Correção... a Teia é muito querida tb... é que a Mansão é nossa primogênita e veio coroar uma amizade muito especial, né Máfia?

SUPER POST, MEU LINDO!!!

PARABÉNS é pouco pra ti!

ARRASOU!!!!

Amo!

Bjos meus!

Anônimo disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhh... acho que eu sei quem morreu...

Acho que foi o FENOMENAL FRED n�o sei o qu� o cachorrinho do Vila Nova... s� pode ser...risos

Anônimo disse...

Leco, Ká

Ainda fiz uma homenagem aos velhos tempos! Espero que tenham gostado.

Agora, vcs já sabem quem é "ela". A mulher que Rachel viu, ao sair do quarto de Uriel.

Quem morreu, hein?

Ô Ká, tadinho do Fred! Se ele morrer, tia Loretta ficará inconsolável. Quem ouvirá rádio-novela com a pobre senhora? Rssss

Beijos e abraços,

Mateus

Anônimo disse...

Leco,

Obrigado mesmo pelo comentário.

Obrigado pela troca de dia de postagem também.

Anônimo disse...

Bom dia

Quer dizer que a ex era amulher que queria matar a rachel...

Então temos várias aranhas e Lúcia é uma delas...

Não me lembro desse Ataulfo Andrade, era pra me lembrar?

Boa jogada Vila Nova, foi muito esperto em dizer que tinha alguém lhe esperando, vão pensar duas vezes antes de dar cabo da sua vida.

O que será que o Vila Nova fez com a familia da ex?

De quem será o corpo que está sem vida no quarto do V.N.? Será que é o corpo da Sônia ou do Paulo que colocaram lá? Não me lembro do Vila Nova ter visto os corpos...afinal ele não estava preso com os outros.

E o bilhete, é uma ameaça?

Beijos a todos

Anônimo disse...

Sônia,

Ataulfo Andrade era o repórter que publicava no Jornal O Campeão os fatos ocorridos na Mansão Schutz. Assim foi com a morte de Rômulo, ex-marido de Gaby, de Hans Schutz.

Ele era uma espécie de quebra-galho, quando a Máfia precisava de um descanso. Foi criado por Leco com essa finalidade.

Agora, estou querendo saber quem é a pessoa morta no quarto de VN. Quem você acha que é, detetive Sônia?

Anônimo disse...

Povo,

Já revelei... é o Fred ou pode ser a tia Loretta, já que Vila Nova ameaçou o Aranha que não está de brincadeira...

Sônia Rodrigues disse...

Ká, vc acha que ele estaria calma se fosse o Fred ou a Tia Loreta? Ele já teria dado um chilique.

É a Isadora, por ter lhe ajudado ou a o Ataulfo, pra não ter provas de que o Vila Nova está no navio.

Mas tbm pode ser a Lúcia, ela sabe demais!!!

bjs

Anônimo disse...

Decide-se, Sônia. Isadora, Ataulfo ou Lúcia? Só tinha um corpo no quarto...Rssssssssss

Anônimo disse...

Digo: Decida-se

Sônia Rodrigues disse...

Voltei...

De onde será que Lúcia e Rachel se conhecem?

O que será que Rachel fez de tão grave pra Lúcia querer se vingar? ( robou o amante dela?)

O que será que Vila Nova decobriu da familia de Lúcia?

Hummm só Vila Nova pode nos responder a essas perguntas ou será que putro pode?

Sônia Rodrigues disse...

Tá bom, vou me decidir.

Foi a Isadora!

Mas se for o Ataufo ou a Lúcia eu acerto tbm rsrsrsrrrss

Anônimo disse...

Rsssssssss... Então, tá!

01 voto para Isadora
01 voto para Fred

Façam suas apostas. Quem é que está morto no quarto do Vila Nova?

Sônia Rodrigues disse...

Qual será o premio????

Que não seja um cruzeiro, por favor, né?

Anônimo disse...

Gente, mais um mistério,ou melhor, dois! Afinal, o que diabos o Vila Nova fez pra família da Lucinha, pra ela querer se vingar de maneira tão sórdida e ardilosa?
Quanto ao presunto morto,como diria o Sílvio Luiz: tá lááááááá o corpo estendido no chããããããooo!!!! kkkkkkk
Assim como a Soninha, eu aposto na Isadora, é o mais lógico,já que o AA nunca deu indícios de que estava no cruzeiro. Mas pra mostrar ao Vila Nova o poder e a capacidade de ser maléfico do SpiderBad, o AA seria uma opção mais interessante, né?
Ai, meus mondrongos cerebrais, PUTITANGAAAAAAAAA!!! rs :-S
Bjooooooooooooos!

Sônia Rodrigues disse...

Oba!!!
Isadora 2
Fred 1

Anônimo disse...

Shi,

Você se lembra de Ataulfo Andrade?

Agora, com esse bilhete sobre o corpo do(a) defunto(a), a lógica não seria que fosse do Ataulfo, para derrubar o topete do VN? Se o navio não estiver muito longe, daria tempo para o Aranha, que escutou a cartada através das câmeras da cabine onde os dois conversavam, matar o Ataulfo e trazer corpo a bordo.

Sei não, hein!

Sônia Rodrigues disse...

Mas Matt, o Aranha poderia já ter matado o Ataulfo e estar só esperando um deslize do Vila Nova pra enviar o corpo.

Deve ter um frigorífico nesse navio com mais corpos escondidos....

Será que Tia Loreta tbm está lá? De onde conseguiram aquele bilhete criptografado que eu passei o dia todo tentando decifrar e não consegui?

Anônimo disse...

É verdade, Sônia! O Aranha bem pode ter feito isso mesmo!

O critograma estava no livro, que já se encontrava no quarto de Vila Nova, quando ele embarcou no navio.

Será que tia Loretta está morta também?

Sônia Rodrigues disse...

Mas a Tia Loreta não mandou uma mensagem? O tal Marco Vinte?

Anônimo disse...

Matt,

Você como sempre brilhante em seus posts...
Agora apareceu mais uma estranha nesse navio...onde será que essas pessoas que não fazem parte dos 7 se escondem hein? Deve ter um compartimento secretíssimo dentro daquele navio!
E quem será a pessoa que está caida dentro da cabine do Vila???
Tadinho dele...quero ver como vai sair dessa!
beijos

Anônimo disse...

Eu num entendo poooooooooooooooooourra nenhuma de pôquer, mas pelo(pouco) que eu conheço das jogadas, eu diria que o Vila Nova teve um straight nas mãos e o Aranha, com esse john doe apresuntado, fez uma quadra... :-P
Vamuvê, esperemos as eletrizantes cenas das próximas insanidades.

Anônimo disse...

Muita dúvida sobre a identidade do "presunto".......
Eu preferia que não morresse ninguém.
Beijos.

Anônimo disse...

Muito bom post! Excelente e surpreendente! parabens matt! E o mais interessante é que a Mansão ressuscitou!!!! Até Lui vittor apareceu!

ALEPH

Anônimo disse...

Ju? Fran? Cadê vocês?