sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Mediterraneo

A noite começava a cair, fazendo com que todos pensassem em comida pela primeira vez no dia, decidiram tomar um banho e se reencontrarem logo mais. Luiz estava muito agitado, sua cabeça fervilhava em busca de uma lógica para todos os acontecimentos. Seguiu até o salão principal e retornou para a balaustrada com uma garrafa de wisk 12 anos. Pelo menos a marca era de boa qualidade. Estava saboreando a bebida no melhor estilo cowboy, quando ouviu passos e sem olhar para trás disse:

- Divertindo-se? - Perguntou enquanto oferecia a garrafa de whisk ao recém chegado.

- Tanto quanto você! Alguma novidade?

- Achei uma caixa metálica com cadeado e uma espécie de caça palavras escrito em Aragonês.

- Lembro vagamente desse dialeto, é espanhol correto?


- Sim, é uma língua românica, falada na Península Ibérica, mas principalmente na região de Aragão, onde se pressupõe ter tido origem. Um dos momentos chaves na história do aragonês foi quando Fernando de Aragão, de origem castelhana foi coroado rei no século XV, a união de Aragão e Castela e a progressiva suspensão de toda a capacidade de autogoverno no século XVIII fez com que o dialeto aragonês perdesse seu espaço ante a expansão do castelhano, a supressão do aragonês foi mais intensa durante o regime do ditador Francisco Franco no século XX, com a tomada das regiões rurais e coloquiais. As cidades principais onde ainda se podem achar faladores patrimoniais do aragonês são: Huesca, Barbastro, Saragoça, Ejea, e Teruel. Segundo me lembro, o total de faladores não supera os 30.000, fazendo que o aragonês seja uma das línguas européias com maior perigo de extinção.

- Pelo visto nosso navegador maluco é apreciador da cultura européia.

- Tenho fortes indícios que sim. Téca trabalhou para o Armand na filial de Londres, no mesmo período em que Raquel trabalhava aqui no Brasil.

- Interessante! Cíntia e Raquel se conhecem da mesma época. Precisamos descobrir a ligação dos demais. Confesso pra você, Luiz, que não vejo a hora desse cruzeiro acabar. Acho que é o trabalho mais ingrato em que já me meti. Fora que não estou gostando nada, nada de ser chantageado.

-Pois é parceiro... Mas me diga, qual o seu segredo? Te juro que achei que no meu envelope não teria nada, mas me surpreendi com o conteúdo.

-Fala sério, Luiz. Não tenho segredos...

-Lukas, Lukas... Me engana que eu gosto!

-Não engano, meu caro! Apenas me privo de te fornecer detalhes da minha vida... Você conhece bem esse pessoal para quem trabalhamos, não vou me expor...

-Certo, tá mais que certo, Lukas! Eu também não vou matar sua curiosidade. Porque sei que está curioso pelo conteúdo do meu dossiê... Mas me diga, como faremos? Continuamos a fingir que não nos conhecemos, correto?

-Exatamente... E vamos seguindo as ordens... O problema é que eu já nem sei quem está no comando. E, sugiro, abra os olhos com essa Téca, ela não é flor que se cheire! Eu estou de olhos abertos com a Rachel e com a Cíntia... Fora aquele Uriel...

-Esqueceu do jornalista, meu caro... Pra mim ele é perigoso... Esse jeito certinho, não me convenceu! Ele poderia era ser um grande ator, isso sim! Quanto a ficar de olhos em Cíntia, acredito não ser grande problema para você.

- Chega de conversa, vamos nos juntar aos demais.

- Ok, mas pode deixar que eu cozinho, lembro muito bem da plasta que você fez da ultima vez em Cantazaro.

- Meus dotes são outros, bem outros, ainda mais naquela região.

Por alguns minutos deixaram os problemas de lado e caminharam até a grande cozinha. Enquanto Lukas abria as portas dos armários em busca de alimentos, Luiz foi investigar o que tinha na dispensa, entretido com a comida, levou alguns segundos para perceber a voz alterada de Lukas com outra pessoa, sim, era a voz de Raquel. Sua cabeça voltou a raciocinar freneticamente.

- É isso, a primeira charada só pode ser para ela. – disse em voz alta

- Ela quem? – Teca sorria ironicamente na entrada da dispensa ao lado de Cintia.

16 comentários:

Anônimo disse...

Lukas e Luiz se conhecem??? Gente... Além do mais trabalham juntos!?!?!?

Aeeeeeeeee... alguém lembrou da comida!!! Vamos ver se Luiz é tão bom quantoa Rhanira!!!

Anônimo disse...

Dialeto espanhol romântico, com direito a explicação e tudo?! Viram aí? O Teia tb é cultura!

Aha! Quer dizer que Luiz e Lukas são parceiros? Qual será o resultado dessa parceria?

E que charada é essa, gente?

Ju,

Muito bom o post! Além de revelador, está recheado de suspense.

Se, um dia, me perguntarem algo sobre o Aragonês, já sei o que dizer.

Beijos,

Mateus

Anônimo disse...

Pois é,Fran! Finalmente esse povo vai comer.

Shumy disse...

Juro que gostaria muito de ter um Luiz na minha vida, sabendo cozinhar então....é quase perfeito, só falta dizer que ele faz massagem muito bem....rsrs

Acho que a internet foi a melhor criação da época, você só não aprende se não quiser e como dizia meu avó: Conhecimento não ocupa espeço e você carrega para onde for!!

Beijus (clandestinos), vou indo!!!

Shumy disse...

Matt,...sobre o dialeto, ia falar simplesmente o nome, mas depois que você falou sobre o Fernando Aragão, fui pesquisar e acabei me encantando com a história do dialeto.

Anônimo disse...

Caramba!
Revelações!
Luis e Lukas juntos!!!
(quase dupla sertaneja, rs)

E agora, meu povo???

E Lukas e Rachel discutindo com voz alterada?
O que será que vem por ae?

Ju, show o post!
E acho que vc entendeu bem o que sugeri!
Mandou MUITO bem!
Fora o banho de cultura, né?

Beijos e bom dia!

Anônimo disse...

Ju,

Aragonês e Espanha. Era elementar, minha cara Watson! Tinha que ser algo relacionado ao Fernão de Aragão... Que cara chato, né? Rssss

Brincadeira!

Anônimo disse...

Obom Aleph, eu até comentei com o Mateus que eu ia responder seu comentário, mas achei melhor ficar calada por que se eu respondesse vc iria ficar sem minhas brilhante idéias, as minhas hipóteses sensacionais e assim vc não teria mais seus post maravilhosos.
Fora que, os comentários iriam ficar muito pobres sem as minhas letrinhas alegrando o dia a dia de vcs...
Foi por esse motivo, Aleph, que não dei bola pro seu comentário.rssssssss

Agora vou ler o post.

Bom dia

Anônimo disse...

Agora posso comentar...

Aragonês...interessante, mas o mais interessante era dizer logo o que estava escrito em aragonês, pena, só semana que vem.

Quer dizer que o Luiz além de ser inteligente, cozinheiro é amigo do Lukas?
Estava perfeito pra ser verdade...

O que será que a Rachel está discutindo com Lukas?

Será que MARCO VINTE é algum parente de Fernão Aragão? Por isso aquelas letrinhas engraçadinhas na página 213?

Quem será que contratou o LUkas e o Luis pra enfernizar a vida dos outros?

E se foram contratados pela mesma pessoa, porque estão sendo chantagiados tbm?

Bom final de semana a todos.
Bjs

Anônimo disse...

Vixe, agora a porca torceu o rabo...
Minha nossa senhora da Teia Digital, o que farei..r.s
Luiz e Lukas trabalham juntos??? E fingem não se conhecer?
E agora tu termina o post com Téca ao lado de Cintia???
Ju, adorei seu post, e principalmente o lance do dialeto, que vc deu continuidade com um banho de cultura como o Le disse...
Parabéns...
Um beijo

Anônimo disse...

Comassim? Ora quem: a Tia Loretta, quem mais???? :-|
bjos, mafiosos marítimos, depois mais eu volto
Tô cansaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada (de trabalhar, daqui eu num canso, vcs são PHODA!!) rs

Anônimo disse...

Sonia, homem perfeito não existe, nem nos contos de fada...rs

Shumy

Anônimo disse...

Fran, muito chique! post com whisky 12 anos, uma palhinha sobre Aragonês (achei muito interessante!) E estas ligações perigosas de Luis e Lukas... hummmm as coisas ficam um pouco mais claras! Essa Teia está cada dia mais enrolada...rssssss Bom, Sõnia, eu ADORO seus palpitecos! Pode dar!
Bom, adorei o post, e fico imaginando em que esses dois trabalharam juntos...

Bom, vou deitar, amanha tem plantão!

Shumy, "todas as mulheres acham os homens uns diabos... mas todas elas querem um diabo que as carregue!" risossssssss

ALEPH (Logar da uma preguiiiiiiiiça!)

Shumy disse...

Aleph, a graça da vida é justamente essa,...já pensou a chatice que seria tudo perfeito???...rsrs

Beijus

Anônimo disse...

Ju,

Não vim antes, aliás até vim... mas confesso que não li o post inteiro, semana passada foi semana da criança na escola e a correria foi total e no fim de semana recebi um amigo do Rio em casa, então praticamente não liguei o PC.

PERDÃOOOO, MINHA FADA-ANJA-BRUXA MAIS LINDA!!!

Mas hoje vim fazer o dever de casa e me encantei pelo post... ficou MUITO, MAS MUITO BOM MESMO!!! Uma aula completa sobre o dialeto!!! Além de deixar um suspense no ar...

Ai, ai, ai...

Pra quem Lukas e Luiz trabalham???

E parem o navio que eu quero descer!!!!!! LUKAS E RACHEL ESTÃO DISCUTINDO?????? Putz... putz... eu achei que eles era comparsas amiguinhos... risos

JU,PARABÉNS!!!

Ah, também quero um Luiz, ainda mais se for como na foto que vc me mandou e cozinhar!!! ;)

Beijo Karinhoso e boa semana!!!

A propósito, não vai ter post hoje, não, é? risosssssssssssssssssss

Anônimo disse...

Quem é, quem é, quem é????

Kd vc? Eu vim aqui só pra te ler!!!

Gente, quase 11hs...kd o post de hoje???

Acho que alguém esqueceu que era o seu dia de postar...

Uma boa semana pra todos!.
Bjs